03 setembro 2014

Viana do Alentejo acolhe 1º Troféu Ori “Feira D’Aires”

O Clube da Natureza de Alvito (CNA), em parceria com o Município de Viana do Alentejo, realiza dia 20 de setembro, o 1º Troféu Ori “Feira D’Aires”, em Viana do Alentejo.

Trata-se de um evento de Orientação Pedestre que está integrado na Taça de Portugal da modalidade, promovida pela Federação Portuguesa de Orientação (FPO) ao longo da sua época desportiva.

Com a organização deste evento pretende-se captar a atenção de potenciais atletas para a modalidade em questão no concelho de Viana do Alentejo. É de realçar o facto de o atleta vianense, João "Mega" Figueiredo, ter vindo a alcançar elevados níveis de desempenho ao serviço do CNA, tendo sido por 8 vezes campeão nacional de orientação pedestre.

O 1º Troféu Ori "Feira D'Aires vai ter uma estrutura de Distância Média, percorrendo as antigas pedreiras de mármore e toda a zona envolvente da Ermida de São Vicente (vulgarmente conhecida como "Pincarinho"). Neste sentido, os participantes desfrutarão das extensas e interessantes paisagens da planície alentejana.

O traçado dos percursos, quanto à sua extensão e grau de dificuldade técnica e física será adaptado aos escalões de competição em vigor. Estes são exclusivos para os praticantes filiados na Federação Portuguesa de Orientação (ou em Federações filiadas na International Orienteering Federation).

A prova está também aberta a participantes não federados que têm ao seu dispor percursos especialmente traçados tendo em atenção características técnicas e físicas especiais - os percursos de promoção, podendo os participantes optar no Prom 1 por acompanhamento com guia, em grupo, efetuando uma Formação Básica em Orientação.

Para mais informações e inscrições poderá contactar o Clube da Natureza de Alvito através do número 962 960 322 ou ainda consultar o site www.orioasis.pt.

Os participantes poderão desfrutar, após a prova, do programa Viana em Festa, que neste dia oferece o espetáculo "Quando o fado sai do quarto", no Castelo de Viana do Alentejo, pelas 21h30, pernoitar em Viana do Alentejo e, na manhã seguinte, participar noutra prova da Taça de Portugal, o III Open de Portel/Terra de Montado, em São Bartolomeu do Outeiro, a escassos 10 Km, organizado pela Associação dos Deficientes das Forças Armadas.