24 novembro 2014

Obra de recuperação do Paço dos Henriques em Alcáçovas vai começar

Passados mais de 30 anos, finalmente a reabilitação do Paço dos Henriques será uma realidade!

O projeto arquitetónico consiste na recuperação, conservação e reutilização do Paço dos Henriques, no seu todo, isto é, serão reabilitados o Paço Residencial, a Capela de N.ª Sr.ª da Conceição e o seu magnífico Jardim das Conchas "Horto do Paço", com o seu magnífico espólio de embrechados, elementos patrimoniais de grande valor histórico e arquitetónico, assim como a zona envolvente, nomeadamente, a Praça da República.

Para além da preservação e valorização do património arquitetónico e histórico do concelho de Viana do Alentejo e da freguesia de Alcáçovas, este novo equipamento disponibilizará um recurso cultural e turístico de inestimável valor para o desenvolvimento económico, cultural e patrimonial do Município.

A obra, há muito ambicionada pela população do Concelho, está avaliada em mais de 2 milhões de euros e resulta da aprovação do projeto apresentado pelo Município ao INALENTEJO – Programa Operacional do Alentejo. O projeto é cofinanciado pelo FEDER em 85%, cabendo ao Município de Viana do Alentejo perto de 15% do valor total da obra.  Espera-se que a obra esteja concluída em 12 meses.

O Executivo da Câmara congratula-se com esta grande notícia, não só para os Alcaçovenses mas para toda a população do concelho, uma vez que, apesar das dificuldades que surgiram, burocráticas e outras, tendo presente a atual situação que o País atravessa, consegue cumprir a sua promessa eleitoral e, sobretudo, garantir que o Município continue no bom caminho do desenvolvimento cultural e socioeconómico, ao mesmo tempo que mantem a Câmara numa situação financeira equilibrada.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |