Aprender a Empreender nas Escolas do Concelho de Viana do Alentejo

Com o objetivo de promover um espírito empreendedor, abrindo perspetivas de futuro junto das crianças e jovens do Concelho de Viana do Alentejo,

encontra-se concluído o conjunto de sessões desenvolvidas junto de sete turmas das Escolas do Concelho no ano letivo 2013/2014 e que abrangem o 1º, 2º, 7º, 9º ano de escolaridade e ensino secundário.

Estas sessões enquadram-se no projeto de Empreendedorismo "Aprender a Empreender nas Escolas do Concelho de Viana do Alentejo", fruto de uma parceria entre o Município de Viana do Alentejo, a Junior Achievement Portugal e a Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado.

O projeto contou com a colaboração de voluntários, tendo cada um a seu cargo a dinamização das sessões em regime de voluntariado na respetiva turma e a promoção das atividades de acordo com cada um dos temas. Os voluntários e professores receberam, antes do início das sessões em sala, formação ministrada pela Junior Achievement Portugal com o intuito de conhecerem os programas aplicados a cada ano de escolaridade, os materiais didáticos a serem utilizados e as metodologias a serem aplicadas.

Este foi já o terceiro ano de implementação do projeto, no qual participaram 123 alunos e foram abordados nas sessões os temas definidos no programa de acordo com o ano de escolaridade (A família, A Comunidade, É o meu negócio, Economia para o Sucesso e A Empresa).