26 novembro 2018

13 Entidades juntaram-se para combater a violência doméstica e de género no concelho de Viana do Alentejo

No passado dia 26 de novembro foi assinado no Salão da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, uma adenda ao Protocolo para uma Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género – Concelho de Viana do Alentejo, pelas 13 entidades parceiras do projeto.

Recorde-se que o Protocolo foi assinado em julho de 2017 por 12 entidades - o Município de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia de Alcáçovas, a Junta de Freguesia de Aguiar, o Centro Distrital de Évora do Instituto da Segurança Social, I.P., a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Alentejo, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Procuradoria da República da Comarca de Évora, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Alentejo, o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Évora, a Cáritas Arquidiocesana de Évora e a Associação Terra Mãe – Lar e Centro de Acolhimento para Crianças e Jovens – a que se juntou, agora, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.

A implementação deste Protocolo no concelho de Viana do Alentejo visa alcançar com o envolvimento de todos os parceiros, uma resposta mais eficaz e eficiente no combate e prevenção da violência doméstica, não apenas para o concelho, mas também para o distrito de Évora.

O protocolo, que tem a duração de dois anos, tem por objetivo a implementação de uma resposta que passa pelo atendimento, apoio e proteção às vítimas de violência doméstica e de género e na sensibilização e combate a esta problemática.