29 junho 2018

1º Centenário do nascimento de Tomaz Ribas assinalado em Alcáçovas

No âmbito das Comemorações do 1º Centenário do Nascimento de Tomaz Ribas, o Município de Viana do Alentejo e a Fundação Inatel, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo promovem no próximo dia 30 de junho, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, uma homenagem ao vulto maior da cultura portuguesa do século XX.

​Escritor, ensaísta, etnólogo, professor e crítico de dança e de teatro e autor de uma vasta obra de ficção de carater neorrealista, Tomaz Ribas nasceu em Alcáçovas em 1918 e viria a falecer em Lisboa, em 1999.

Marcada para as 16h00, a cerimónia de abertura vai contar com a presença do Presidente do Município de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, do Presidente da Fundação Inatel, Francisco Madelino, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e do Diretor do PAGUS, Paulo Lima.

A cerimónia de abertura contará com um momento musical pelo Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas.

Em cima da mesa vão estar o legado e memória de Tomaz Ribas, na qual vão estar presentes, entre outros, Alexandra Ribas, filha de Tomaz Ribas, Eunice Munoz, atriz, Ana Rita Baeta Neves, bailarina e professora de ballet clássico, e Susana Sardo, etnomusicóloga.

Para assinalar esta efeméride, a Fundação Inatel vai lançar a obra póstuma “O teatro e a sua história” de Tomaz Ribas, prefaciada por Duarte Ivo Cruz e precedido por testemunhos de diversas personalidades que com ele privaram, casos de João David Pinto Correia, Francisco Dacosta, António Vitorino d’Almeida, Maria Teresa Almeida Lima e Susana Sardo, entre outros.

A assinalar este momento será ainda atribuído o nome de Tomaz Ribas ao auditório do Paço dos Henriques.

A cerimónia termina com um espetáculo da Banda da Sociedade União Alcaçovense e a atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Paúl (Covilhã).

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |