16 fevereiro 2017

“Três gerações de um mesmo ofício” em exposição em Viana do Alentejo

Até dia 12 de março está patente ao público, no Castelo de Viana do Alentejo, a exposição “Três gerações de um mesmo ofício: Família Agostinho”.

​A exposição que surgiu no âmbito das comemorações do 119º aniversário da Restauração do Concelho de Viana do Alentejo pretende prestar homenagem à olaria tradicional de Viana do Alentejo.

Centrada em três gerações de oleiros da família Agostinho – Baltasar Agostinho, Feliciano Branco Agostinho e Feliciano Mira Agostinho – a exposição apresenta estes três nomes da olaria local, enaltecendo os seus contributos no seio de um ofício que marcou o ritmo histórico-cultural desta vila alentejana.

Da estrutura patriarcal baseada na instrução geracional ao ensino industrial da Escola Médico de Sousa, estes três homens são exemplos de um conhecimento considerado, hoje, arte, devidamente valorizado nas suas várias vertentes e abordagens.

A exposição, promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia local com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, pode ser visitada entre as 9h30 e as 13h00, e das 14h00 às 17h30.