04 novembro 2015

Comemorações do mês sénior encerram no Concelho de Viana do Alentejo

Terminou no passado dia 31 de outubro, com um espetáculo da Tuna da Universidade Sénior de Portel, no Cineteatro Vianense, mais uma edição do Mês Sénior, que durante o mês de outubro proporcionou um conjunto de atividades culturais, desportivas e de lazer a esta camada da população.

​A iniciativa, da responsabilidade do município de Viana do Alentejo em parceria com as juntas de freguesia, associações e entidades locais, pretendeu sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento ativo e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

As comemorações tiveram início dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, em Alcáçovas, com uma atividade intergeracional com a participação da Escola Básica local, seguida da atuação do Grupo Coral e Instrumental "Amigos da Malagueira". A atividade  foi organizada pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, Agrupamento de Escolas do Concelho de Viana do Alentejo e Associação de Convívio e Reformados de Alcáçovas.

Entre as atividades destaque para as caminhadas que decorreram dias 3 e 11, em Viana do Alentejo e Aguiar. Devido ao mau tempo a caminhada noturna prevista para dia 26, em Alcáçovas, foi cancelada.

Durante o mês sénior houve ainda uma peça de teatro apresentada pelo Grupo de Teatro de Amadores de Vila Viçosa; o tradicional baile da pinha que coroou, em Alcáçovas, os novos reis reavivando as memórias de uma tradição antiga; uma sessão de cinema e a tradicional noite de fados que leva até Aguiar, todos os anos, séniores das três freguesias para uma noite de convívio e muita música, numa organização do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar.

No dia 30, sexta-feira, teve lugar o tradicional almoço convívio que juntou no salão dos bombeiros voluntários, em Viana do Alentejo, perto de 350 idosos das três freguesias, numa tarde que prosseguiu com baile. Ainda na sexta-feira, ao final da tarde, foi inaugurada no edifício da antiga Escola de S. João, a exposição "Esculpindo Histórias" de José Manuel Água Morna que está patente ao público até dia 13 de dezembro, entre as 15h00 e as 18h00. A exposição contempla representações do quotidiano alentejano, 29 esculturas com figuração zoo antropomórfica (diabos) e ainda velharias (torneiras, lanças e outros objetos individuais).

O Mês Sénior terminou dia 31 ao som da Tuna da Universidade Sénior de Portel, cujo espetáculo assinalou também o 3º aniversário da Loja Social do Concelho de Viana do Alentejo.

© 2013 - Câmara Municipal de Viana do Alentejo Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |